PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 32667 > AJUDA HUMANITÁRIA – FAB TRANSPORTA PROFISSIONAIS DE SAúDE PARA ATUAR NO APOIO AOS VENEZUELANOS EM RR

AJUDA HUMANITÁRIA

FAB transporta profissionais de saúde para atuar no apoio aos venezuelanos em RR

Publicado: 2018-08-26 12:00:00
Equipe multidisciplinar de saúde irá atuar, por uma semana, em atenção aos imigrantes venezuelanos que estão nos abrigos da capital roraimense

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de 41 profissionais de saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) entre as cidades de Brasília (DF) e Boa Vista (RR) na manhã deste domingo (26/08). Por uma semana, a equipe, composta por médicos, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, entre outros profissionais, vai trabalhar em um mutirão de atendimento de saúde aos imigrantes venezuelanos que estão sendo acolhidos em abrigos da capital roraimense. O retorno da equipe também será apoiado pela FAB.

O Vice-Presidente da EBSERH, Arnaldo Medeiros, explica que, anualmente, a EBSERH realiza uma ação solidária deste tipo. Em 2018, o destino escolhido foi Boa Vista devido ao elevado número de imigrantes venezuelanos que têm cruzado a fronteira com o Brasil pelo Estado de Roraima e se estabelecido em abrigos montados por iniciativas governamentais e do terceiro setor. “Sem o apoio da Casa Civil e da Força Aérea, essa ação não seria possível. Estamos recebendo todo o apoio aqui”, disse o vice-presidente.

Os profissionais de saúde transportados pela FAB são voluntários que trabalham em alguns dos 40 hospitais administrados pela EBSERH em todo o Brasil. É o caso da médica ginecologista Gizeli de Fátima Ribeiro dos Anjos, que atende em Uberlândia (MG). Ela conta que sempre quis participar de uma ação do gênero e aproveitou a oportunidade. A expectativa é de que a profissional possa ajudar, principalmente, as mulheres grávidas. “Ajuda humanitária faz parte da nossa profissão e acredito que eles estão precisando muito. Espero levar um pouco de medicina e, também, muitas palavras de carinho nesse momento difícil”, disse ela.

A FAB utilizou dois aviões do Grupo de Transporte Especial (GTE), modelos EMB 145 e EMB 135, para realizar o transporte. O Major Aviador Gustavo Rizzuti, um dos pilotos da missão, disse que a FAB já está envolvida em outras missões de transporte em apoio aos imigrantes venezuelanos, como no processo de interiorização. “Integrar o território faz parte da missão da FAB e esse transporte é muito importante porque irá levar esse reforço primordial na área de saúde a quem precisa”, afirmou. 

Assista ao vídeo.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER